A cidade alentejana que pertenceu à Ordem de Santiago e teve Kassim como governador, nos tempos da ocupação árabe, tem o mar quase à porta e a planície a dois passos. É o melhor de dois mundos, saboreado à mesa, no mercado local.
Corpo do artigo
A meio caminho entre Lisboa e o Algarve, a cidade de Santiago do Cacém, no Alentejo Litoral, tem história de muitos séculos.
Nas imediações, a cidade romana de Miróbriga, construída no local onde existiu um povoado, na Idade do Ferro, no século IX antes de Cristo, comprova esse passado antiquíssimo.
Mais tarde, durante a ocupação árabe, Kassim foi o governador da vila que pertenceu à Ordem de Santiago. Assim nasceu o topónimo Santiago do Cacém, povoação cujo castelo se ergue no alto, dominando aquele rincão alentejano. Dali, a vista alcança a serra da Arrábida e, para o lado oposto, a perder de vista, o Sudoeste Alentejano.
Na cidade onde nasceu o escritor Manuel da Fonseca, autor de Cerro Maior, entre outras obras, a visita ao Museu do Trabalho Rural proporciona uma viagem ao passado do mundo agrícola.
Um percurso citadino pode levar ao mercado municipal, cujo piso superior, em tempos ocupado pelas bancas do peixe, sofreu total transformação para ali ser instalado o restaurante Mercado à Mesa.
TSF\audio\2018\05\noticias\28\tsfmesa28
A proximidade de Sines proporciona que a frescura oceânica continue a chegar ali com frequência diária. Os produtos do mar - peixe e marisco - são presença constante na ementa deste espaço amplo, moderno, elegante e muito acolhedor, com decoração sóbria e pleno de luminosidade.
A lista não é limitada aos pratos de peixe, uma vez que a gastronomia alentejana está bem presente, ainda que condicionada à sazonalidade de alguns produtos.
Nas entradas, destacam-se cogumelos recheados com camarão.
O creme de cação, de essência regional, é uma das especialidades da casa, estatuto que divide com o polvo à lagareiro acompanhado com batata-doce e grelos.
Neste capítulo, a açorda de ovas com choco frito é saborosa alternativa.
O pica-pau de lombinhos com amêijoas pode ser outra boa proposta para dar continuidade a momentos agradáveis à mesa.
A empada de perdiz tem justificada fama, o mesmo sucedendo com o bife à lagar com esparregado. Mais banal, a mista de porco preto.
Nas sobremesas, destacam-se o pudim de requeijão e a migas doces.
Boa garrafeira. Serviço normal no Mercado à Mesa, em Santiago do Cacém.
Onde fica:
Localização: Santiago do Cacém
Telef.: 269 823 257 ; 965 078 615
GPS:
Latitude: 38º 01" 07,0"" N
Longitude: 8º 41" 41,2"" W