"Sentimento de grande insegurança." Um detido e nove viaturas incendiadas em Benfica
À TSF, o presidente da junta de freguesia de Benfica pede que a situação seja "resolvida rapidamente"
Corpo do artigo
Uma pessoa foi detida na madrugada desta quarta-feira em Benfica, Lisboa, depois de nove viaturas terem sido incendiadas na freguesia, adiantou à TSF o presidente da junta.
"Tivemos mais uma madrugada daquelas que não se deseja em nenhum sítio da cidade. Temos nove viaturas vandalizadas através de fogo e, desta vez, com uma atuação mais rápida da polícia e dos bombeiros conseguiu-se deter um dos indivíduos e evitar que os danos em grande parte das viaturas fossem danos totais. Grande parte das viaturas danificadas não são perdas totais, ao contrário do que aconteceu na sexta-feira, mas isto não deixa de ser uma situação que causa um sentimento de grande insegurança, de grande preocupação entre os moradores, que já há vários dias que não dormem e estão nas ruas a vigiar os seus automóveis. Nós temos de resolver rapidamente esta situação", explica à TSF Ricardo Marques, sublinhando: "Temos de restabelecer rapidamente os níveis de confiança e de serenidade na localidade, porque isto traz um grande mal-estar."
Os desacatos desta noite foram registados na zona da agência Lusa e do Colégio Militar, "o que também denota por parte de quem anda a fazer estas atividades alguma seleção das zonas e das viaturas". "Foram quase todas viaturas de gama alta que foram selecionadas para os atos de vandalismo e, portanto, há aqui alguma intencionalidade", considera.
O presidente da junta de freguesia de Benfica afirma que ainda não recebeu nenhuma resposta por parte da ministra da Administração Interna. "Fizemos-lhe um pedido de reunião urgente e ainda não nos foi respondido. Falei também com o presidente da Câmara, no domingo, e ficámos de conversar. Propus-lhe que ele criasse um fundo especial para apoiar estes lisboetas lesados, até porque muitos deles podem não ter os seguros necessários, e continuo a aguardar a resposta do senhor presidente da Câmara", acrescenta.
Estes atos de vandalismo em Benfica ocorreram depois de na noite de sábado para domingo terem igualmente sido incendiados na freguesia 11 veículos ligeiros e três motociclos, num caso que obrigou a um reforço do policiamento na zona.
No fim de semana, além dos veículos incendiados foram vandalizados em Benfica dois edifícios, uma loja, mobiliário urbano e caixotes do lixo.
Na semana passada foram registados vários incidentes e tumultos, especialmente durante a noite, na Área Metropolitana de Lisboa, na sequência da morte de Odair Moniz, baleado por um agente da PSP no bairro da Cova da Moura, na Amadora, na madrugada de dia 21 de outubro.
A Inspeção-Geral da Administração Interna e a PSP abriram inquéritos, e o agente que baleou o homem foi constituído arguido.