O duelo entre S. Jorge a Coca é um dos acontecimentos mais tradicionais de Monção, onde a cozinha minhota é bem trabalhada num conhecido restaurante local.
Corpo do artigo
No topo do Alto Minho, a namorar a Galiza, debruçada sobre o rio, Monção é palco, no dia do Corpo de Deus, da Festa da Coca, um dos acontecimentos mais relevantes e tradicionais do concelho.
O combate entre S. Jorge, montado a cavalo, personificando o Bem, e o dragão Coca, figura do imaginário local, representando o Mal, é o centro das atenções. O duelo não tem limite de tempo e termina quando o cansaço vencer os participantes ou S. Jorge consiga derrotar a Coca, o que, a acontecer, significará um bom ano agrícola com farta produção de vinho Alvarinho.
Em caso de derrota do cavaleiro, o futuro será difícil e tormentoso.
Para retemperar energias, é mais fácil encontrar o restaurante Sete à Sete à Sete, localizado quase sob a ponte ferroviária junto à centenária estação local, onde os comboios deixaram de chegar em 1989. Um ano marcado pelo triste e definitivo encerramento, de muitas linhas de norte a sul.
TSF\audio\2018\05\noticias\31\tsfmesa31
O restaurante ocupa uma casa de fachada simples, de tal modo, que mal se dá por ela. O interior é acolhedor, com paredes em pedra e alvenaria, chão em ladrilho e teto com travejamento em madeira.
Mesas cobertas com atoalhados; guardanapos em tecido; baixela condizente. Decoração simples.
A cozinha regional é a base da ementa, onde se destacam alguns dos pratos mais típicos do Minho.
Nas entradas, brilha o queijo de cabra com mel e morangos, um autêntico ex libris da casa.
Mais substanciais, as propostas bacalhoeiras, com o gadídeo assado na brasa ou gratinado.
Nos pratos de carne, rojões à minhota; vitela assada e o famoso cabrito à moda de Monção têm lugar quase sempre garantido na lista, o que não sucede com a lampreia - em arroz ou à bordalesa - disponível apena na época.
Limitado aos fins de semana de inverno, o arroz de sarrabulho pode ser saboreado mediante encomenda. Outra especialidade é o lombelo à S. Jorge, acompanhado com arroz de feijão e grelos.
Nas sobremesas, destaque justificado para um doce tradicional: barriga de freira. Na garrafeira, pontificam os bons vinhos Alvarinho, produto de excelência da região.
Serviço diligente.
Restaurante Sete à Sete, em Monção.
Onde fica:
Localização: R. Conselheiro João Cunha 55, 4950-469 Monção
Telef: 251 625 577