Setenta e Quatro: o novo jornal digital que aposta no jornalismo de investigação
O diretor do jornal quer aprofundar temas que são "pouco escrutinados pela comunicação social em geral".
Corpo do artigo
Vai ser lançado esta tarde, em Lisboa, um novo jornal digital. Chama-se Setenta e Quatro e aposta no jornalismo de investigação.
Ricardo Cabral Fernandes, diretor do Setenta e Quatro, garantiu esta manhã na TSF que há temas que não vão perder de vista, como "as alterações climáticas, ameaças à democracia, desigualdades, pobreza". "Todo um leque de temáticas pouco escrutinadas, no nosso entender, pela comunicação social em geral", afirma.
"O nosso objetivo é aprofundar pelo jornalismo de investigação, posicionando-nos no campo progressista, ou seja, nós não discutimos direitos, não normalizamos discursos de ódio e portanto fazer essa oposição às ameaças da democracia sempre com o jornalismo como ferramenta", explica o diretor do Setenta e Quatro.
TSF\audio\2021\07\noticias\13\ricardo_cabral_fernandes_1_objectivo
O novo jornal será financiado "com bolsas de investigação, publicidade de empresas e outras entidades que partilhem dos valores da democracia e direitos humanos, e depois também com donativos". "Queremos que o Setenta e Quatro venha a ser num futuro próximo completamente sustentável por quem nos lê", refere Ricardo Cabral Fernandes.
TSF\audio\2021\07\noticias\13\ricardo_cabral_fernandes_2_financiamento
TSF\audio\2021\07\noticias\13\ricardo_c_fernandes_jornal_74