Apesar do corte previsto de milhares de postos de trabalho, industriais preveem que as vendas devam crescer nos próximos anos.
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O mercado de trabalho vai encolher com a perda de 2 mil empresas e 28 mil postos de trabalho até 2025, segundo as previsões dos industriais do têxtil e do vestuário. Os números constam do plano estratégico do setor, que é apresentado, esta quarta-feira, pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), num fórum em Vila Nova de Famalicão.
De acordo com o documento intitulado "Novo Paradigma, Nova Estratégia", a que o Negócios teve acesso , as previsões apontam para que o mercado caia para os 110 mil postos de trabalho até 2025. No final de 2018, o número de trabalhadores no setor têxtil era 138 mil.
Apesar deste cenário, a principal associação patronal do setor acredita que, graças às exportações, o volume de negócios vai ser reforçado, chegando aos 8 mil milhões de euros.
No documento estratégico, fica clara uma mudança de rumo, a caminho de outros mercados. Devido ao Brexit e às quebras que já se verificam em relação ao mercado espanhol, o têxtil e o vestuário deverão contar com uma redução de 80% da exportação para o mercado europeu, que deverá ser compensada pelas vendes para os Estados Unidos da América, o Canadá e a Ásia.
A estratégia dos industriais do têxtil e do vestuário passa por fazer melhor com menos empresas e menos trabalhadores. Os empresários do têxtil acreditam que a proximidade com os clientes e a capacidade de desenvolver processos industriais menos nocivos do ponto de vista social e ambienta são pontos a favor da indústria portuguesa, que não estão ao acesso de qualquer país.
A ambição é chegar à liderança mundial em produtos de nicho e de alta gama, concorrendo com os alemães nos artigos técnicos e com os italianos na moda de luxo. Para lá chegar, a ATP delineia cinco etapas essenciais: o desenvolvimento do conhecimento e produtividade; a evolução do design e criatividade; o investimento na inovação tecnológica; a aposta internacionalização e aumento das exportações e a promoção da sustentabilidade.