Este é um dia associado pelos mais supersticiosos a um dia de azares diversos
Corpo do artigo
Milhares de pessoas de todo o país são esperadas esta sexta-feira em Montalegre e em Carlão, concelho de Alijó, para celebrar a sexta-feira 13, associada pelos mais supersticiosos a um dia de azares diversos.
É em Montalegre que Sexta-13 assume a sua maior expressão nacional com muitas bruxas, bruxos e demónios pelas ruas, espetáculos piromusicais e a queimada do padre Fontes.
O concelho barrosão assume-se como a “capital do misticismo”, mas em Carlão, aldeia do concelho de Alijó, há uma outra festa do oculto que também quer dar nas vistas e atrair mais visitantes a cada ano.
A vila de Montalegre já é veterana nestas andanças relacionadas com o misticismo e tendo a Câmara Municipal a organizar a Sexta-13 a capacidade para uma festa de arromba é maior. E tão grande que a vila está a ficar acanhada para tanto turista.
Este ano, a autarquia teve de puxar pela cabeça para arranjar mais espaço onde pouco existe. A presidente, Fátima Fernandes, destaca “o alargamento a algumas ruas, nomeadamente na envolvente do castelo”.
A tal ponto é gigante a festa da Sexta-13 de Montalegre que mereceu o interesse de investigadores da Universidade do Porto. Fátima Fernandes adianta que vão “perceber como um evento que começou com uma escala muito pequena, apelando à identidade e à história do concelho, aumentou até atingir a dimensão atual em todas as vertentes”.
O estudo também deverá incidir na componente económica, ou seja, no retorno que tamanha celebração traz para um concelho. É que não só esgota a hotelaria e restauração deste concelho como dos que estão à volta.
A celebração da sexta-feira 13 em Carlão, no concelho de Alijó, só começou em 2019 por iniciativa da União de Freguesias de Carlão e Amieiro. Apesar de recente, tem vindo a ganhar entusiastas todos os anos e até quem lá vive já olha para o evento com outros olhos.
O presidente da Junta, António Oliveira, lembra que no início “as pessoas ficaram um bocadinho reticentes em aderirem”. Atualmente, “já querem participar”. E mesmo aqueles que são naturais, mas estão fora, “planeiam os fins de semana para virem à terra para a sexta-feira 13.
Nesta freguesia de pouco mais de 600 habitantes existem alguns cafés, cujos proprietários também olharam com desconfiança para a primeira celebração da noite das bruxas. “Na altura tivemos de arranjar alternativas para termos oferta de alimentação”, lembra o autarca. Depois começaram a perceber que poderia ser uma boa oportunidade para aumentarem o negócio e agora “já criam um espaço para alimentação” e “servem outro tipo de bebidas”.
Esta é a primeira Sexta-13 deste ano, mas em dezembro há outra. Tanto em Montalegre como em Carlão já está a ser trabalhada a festa, que terá mais novidades.
A Sexta-13 de Montalegre arranca às 13h13. Há animação musical, bruxas, bruxos e demónios, bem como concertos, às 21h00 e meia-noite, na Praça do Município, e o espetáculo piromusical, às 23h00, no Castelo. No sábado há uma feira para que os visitantes possam levar para casa o melhor que o concelho produz.
Carlão abre a festa às 18h00. O cartaz inclui o Grupo de Gaiteiros “A Trouxa Mouxa”, “Zombies Reencarnados”, artes performativas de fogo, circenses e dança, e encerra com a atuação da banda “Albaluna”.
