Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare, numa outra versão, pop, com música que todos cantamos, em português, com Diogo Infante, no Trindade, estreia esta noite, de quinta-feira, 21 de setembro.
Corpo do artigo
É uma comédia, que Diogo Infante, quis fazer nossa, nossa dos portugueses, com música que todos conseguimos cantar ou já ouvimos dezenas e dezenas de vezes, por exemplo aqui, na rádio.
E é no fundo também ele um sonho concretizado, para o encenador, que há dois anos pensou em refazer tudo, lembrando a primeira vez, com o Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare, em 1991, na Mala Posta, com encenação de Rui Mendes.
Depois foi fazer essa renda de bilros, laboriosa, encontrar músicas pop que fizessem parte do texto, como se o próprio Shakespeare escrevesse para a peça para ter estas músicas, Expensive Soul que está em fundo ou Paulo de Carvalho, Ornatos Violeta, Amália Rodrigues, Ala dos Namorados, José Cid, Marco Paulo, Carolina Deslandes, ou as Doce.
A história está lá toda, Teseu vai casar com Hipólita, para festa quer uma peça de teatro, quem aparece é uma trupe de artesãos, muito amadores, maus, para ensaiar a tragédia de Píramo e Tisbe,
vão para a floresta, ensaiar e Hérmia e Lisandro estão apaixonados mas Demétrio também está apaixonado por Hérmia. Na floresta , Oberon, rei das fadas, quer recuperar o amor da rainha, Titânia, chama Puck para fazer uma magia com uma flor, mas acabam todos apaixonados e há ainda o burro, que não era foi transformado.
As flores mágicas do puck que fazem com que alguém se apaixone pela primeira pessoa que aparece, mas há um sucessão de enganos, nessa pulsão de desejo e paixão e amor, numa juventude
que quer abraçar o mundo todo, numa só noite.
Uma inesquecível noite de verão, com música tocada ao vivo, que tem tudo para ser cantarolada
ou lembrada nestas noites de verão de Shakespeare, em português canatado.
De William Shakespeare, Tradução Augusto Sobral, Encenação Diogo Infante, Direção musical Artur Guimarães
Com Artur Guimarães, Carlos Malvarez, Catarina Alves, Cristóvão Campos, Diogo Infante, Flávio Gil, JP Costa, Mariana Lencastre, Mariana Pacheco, Miguel Raposo, Ricardo Lima, Ricardo Raposo, Sara Campina, Sara Matos, Soraia Tavares e Tó Melo
Músicos Artur Guimarães (Maestro/Piano), Tom Neiva / André Jesus (Bateria/Percussão), André Galvão / Carlos Borges (Baixo/Contrabaixo), João Teixeira / Marcelo Cantarinhas (Guitarra elétrica/Acústica), João Carvalho / Artur Mendes (Saxofone) e João Valpaços / Carolina Rodrigues (Violoncelo)
Cenografia Fernando Ribeiro, Figurinos Dino Alves, Desenho de luz Cristina Piedade, Desenho som Sérgio Milhano, Movimento JP Costa, Cenário virtual João Alves e Bruno Caetano, Assistência de encenação Flávio Gil, Produção Teatro da Trindade INATEL.
Sonho de uma noite de Verão, de Shakespeare, com versão musical de Diogo Infante, estreia esta noite no Teatro da Trindade em Lisboa, e fica de quarta a sábado às 21h00, domingo às 16h30, ainda até 26 de novembro.