É o único projeto do arquiteto Raul Lino na cidade do Porto e corre o risco de desaparecer. O alerta é do Fórum Cidadania Porto, que diz ter conhecimento de um projeto de construção para este espaço.
Corpo do artigo
TSF\audio\2019\03\noticias\07\rute_fonseca_casa_de_raul_lino
A Câmara Municipal do Porto garante que ainda não tomou qualquer decisão sobre o pedido de licenciamento, mas o Fórum Cidadania Porto diz que quer agir antes que seja tarde demais.
A casa desabitada, e abandonada há cerca de 20 anos, é a única obra projetada pelo arquiteto Raul Lino na cidade do Porto, como explica José Pedro Tenreiro, do grupo cívico Fórum Cidadania Porto.
"Este arquiteto é uma das figuras mais importantes da arquitetura do século XX. Esta é a única casa que conhecemos projetada por ele na cidade do Porto".
Uma obra que ganha ainda mais importância pelo facto de o arquiteto Raul Lino destacar este projeto no livro "Casas Portuguesas", de 1933.
"É uma casa relativamente importante na sua obra, no sentido em que usa esta casa para ilustrar um livro que escreve e publica: "Casa Portuguesas", de 1933. Com esta casa quis mostrar, segundo os princípios que defende, como pode ser uma casa nesta região do Porto".
O imóvel corre o risco de desaparecer, o Fórum Cidadania Porto diz ter conhecimento da existência, na Câmara Municipal, de um projeto de construção para aquela área. Projeto que a ser aprovado significa a demolição desta que é a única casa de Raul Lino na cidade. O Movimento Cívico já pediu esclarecimentos à autarquia e à família Lino Pimentel.
Questionada pela TSF, a Câmara Municipal garante que "não tomou qualquer decisão sobre o licenciamento em causa".
"Foi-nos comunicado que haveria um projeto que implicaria a demolição da casa, ainda está a ser avaliado pelo autarquia. Mas tendo em conta outros casos em que não fomos a tempo de alertar para bens em risco de serem destruídos, neste caso tentamos fazê-lo antecipadamente de modo a deixar o alerta e comunicar publicamente o que está previsto para este local e para esta casa", explica José Pedro Tenreiro.
O Fórum Cidadania Porto acredita que uma das soluções para salvar e preservar esta obra passa pela classificação do imóvel. José Pedro Tenreiro não tem dúvidas de que a casa de Raul Lino no Porto é um marco da arquitetura portuguesa.
"Raul Lino nunca projetou muito para a religião norte e este é dos poucos casos que ilustrou nos textos que escreveu. Além disso, esta é a única casa dele que conhecemos no Porto e só por isso já é motivo suficiente para uma preservação".
O Fórum Cidadania Porto garante ter a informação de que deu entrada na autarquia um pedido de licenciamento para este lote, que prevê a demolição da casa de Raul Lino e a construção de seis moradias neste espaço. A Câmara Municipal garante que ainda não existe qualquer decisão sobre este pedido.