A greve decorrerá entre as 08h00 e as 24h00.
Corpo do artigo
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou esta terça-feira uma greve para sexta-feira acompanhada de uma concentração em frente ao Ministério da Saúde para exigir melhores condições de trabalho e a contratação de mais profissionais.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, adiantou à TSF os motivos dos protestos.
"Que o Ministério da Saúde emita orientações ainda sobre a injusta e ilegal contagem de pontos para efeitos de progressão na carreira e que emitam uma orientação também no sentido das enfermeiras que estiveram grávidas e que não transitaram, por essa razão, para a categoria de enfermeiro especialista, que sejam emitidas orientações no sentido de transitarem para essa nova categoria. Depois, exigimos ainda a reposição da paridade salarial. Entre a carreira de enfermagem e carreira técnica superior da administração pública, bem como a apresentação mais cedo. Historicamente, ainda hoje se verifica, de uma forma muito acentuada, a carência de enfermeiros e, por isso, exigimos a admissão de mais enfermeiros e a regularização dos vínculos precários que ainda hoje existem", revelou à TSF José Carlos Martins.
TSF\audio\2023\05\noticias\09\jose_carlos_martins_1_exigencias
O sindicato aguarda por negociações com o Ministério da Saúde, caso contrário a luta pode não ficar por aqui.
"Esperamos que seja agendada uma reunião no mais curto espaço de tempo com vista à discussão destas matérias. Caso isso não se verifique, naturalmente que os órgãos do SEP irão decidir como é que irão continuar as formas de luta, caso o Ministério da Saúde não reúna e não resolva as questões que estamos a exigir", acrescentou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
A greve, que assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, decorrerá entre as 08:00 e as 24:00. A concentração, que contará com a presença de delegados, dirigentes e ativistas sindicais, está marcada para as 11:00 em frente ao Ministério da Saúde, avançou o presidente do SEP, José Carlos Martins, em conferência de imprensa na sede do sindicato na Avenida 24 de Julho, em Lisboa.
16055889