Sindicato dos Jornalistas: Marcelo está "atento" ao negócio Media Capital/Altice
O Presidente da República recebeu, esta terça-feira, a direção do Sindicato dos Jornalistas, num encontro em que terá manifestado preocupação com o atual cenário da comunicação social portuguesa.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa está "preocupado" com a situação que se vive na comunicação social e está "atento" ao negócio da compra da Media Capital pelo Grupo Altice.
Foi essa a ideia transmitida, esta tarde, no Palácio de Belém, pelo Sindicato dos Jornalistas, no final de uma audiência com o presidente da República.
"Pareceu-nos que [Marcelo Rebelo de Sousa] estará atento. E preocupado também. Em geral está está preocupado com a situação no setor", disse, no final da audiência, Sofia Branco, a presidente do Sindicato dos Jornalistas, depois de questionada sobre se o negócio entre a Prisa e a Altice teriam sido temas discutidos como presidente da República.
TSF\audio\2017\08\noticias\01\07_sofia_branco_media_capital
Perante os jornalistas, e acerca do negócio, a presidente da estrutura sindical acrescentou que "é preciso ver em que é vai resultar em termos de linha editorial e de impacto", defendendo: "As coisas estão sempre relacionadas. Nós fazemos sempre essa relação e ele [o chefe de Estado] também a faz. É óbvio que isso tem impacto na qualidade, no pluralismo e na diversidade".
Em julho, a Prisa aceitou a oferta da Altice de 440 milhões de euros pela totalidade da participação na Media Capital, o que representa 94,69% do capital social da empresa.
O Alto Patrocínio de Marcelo a caminho da "literacia mediática"
Durante a audiência, em Belém, o Sindicato dos Jornalistas apresentou a Marcelo Rebelo de Sousa o plano para um projeto-piloto sobre "literacia mediática", que irá arrancar já no próximo ano letivo em sete escolas.
Segundo o sindicato, o projeto que irá começar com a "formação de professores do ensino secundário", será feito "em parceria com o Ministério da Educação" e irá contar com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
TSF\audio\2017\08\noticias\01\sofia_branco_literacia
"Concordou em dar esse patrocínio, o que nos alegra bastante. Ele partilha dessa sensação de que é necessário mostrar em que é que o jornalismo é relevante", disse Sofia Branco, que deu conta ainda de que o chefe de Estado prometeu "envolver-se" no projeto "mais para a frente, quando o projeto estiver em prática".