A greve na CP, prevista para este feriado de 8 de dezembro, não deverá causar perturbações na circulação de comboios, disse à TSF uma fonte sindical.
Corpo do artigo
O Tribunal Arbitral não decretou serviço mínimos mas José Manuel Oliveira, coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) admite que a greve terá um impacto pequeno, tal como aconteceu nos outros feriados alvo de idêntica paralisação.
O sindicalista explica que estas greves em dia feriado servem para proteger os trabalhadores de "confrontos com as hierarquias" sobre o direito ao descanso.
Servem também para "manter um alerta de que é preciso resolver a reposição do acordo de empresa relativo ao pagamento do trabalho extraordinário", que segundo o sindicalista é alvo de um "recurso excessivo" por parte da empresa.
O sindicato espera que o novo governo resolva estes problemas, até para acabar com idênticos pré-avisos de greve já feitos para os dias de natal e ano novo - esses sim, com serviço mínimos já estabelecidos.