O abalo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelas 11h13 locais (12h13 em Lisboa)
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira na ilha Terceira, nos Açores, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelas 11h13 locais (12h13 em Lisboa) e teve epicentro próximo de Serreta, no concelho de Angra do Heroísmo.
"De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido", indicou o IPMA.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) também emitiu um comunicado sobre o abalo, onde informa que teve epicentro a um quilómetro a norte de Doze Ribeiras.
Segundo o CIVISA, "o sismo foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli Modificada) em toda a região oeste da ilha Terceira".
O evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.
No dia 27 de junho, devido à atividade sísmica na ilha, o CIVISA subiu o nível de alerta relativo ao vulcão de Santa Bárbara para V3 e o do sistema vulcânico fissural da ilha para V1.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".
Com uma intensidade V, considerada forte, o abalo é "sentido fora de casa, pode ser avaliada a direção do movimento, as pessoas são acordadas, os líquidos oscilam e alguns extravasam, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados", revela o IPMA na sua página da Internet.
Neste grau, "as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, os estores e os quadros movem-se" e "os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação".
