Sismos em Montemor-o-Novo não passaram de "susto", mas autarquia vai fazer vistorias por precaução
À TSF, o presidente da câmara de Montemor-o-Novo lembra situações passadas, quando a abóbada do Convento da Nossa Senhora da Saudação "ruiu" após um abalo sentido em Arraiolos.
Corpo do artigo
A Proteção Civil vai fazer uma vistoria a vários edifícios de Montemor-o-Novo, disse esta segunda-feira, à TSF, o autarca Olímpio Galvão, garantindo que os sismos sentidos na noite de domingo no município não causaram estragos. "Não passou de um susto."
"Os serviços municipais de proteção civil irão ver edifícios mais antigos", começou por explicar o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, lembrando que em 2018 a abóbada do Convento da Nossa Senhora da Saudação "ruiu" após um abalo sentido em Arraiolos.
TSF\audio\2023\08\noticias\14\olimpio_galvao_1_vistorias
Olímpio Galvão espera que a situação "não se volte a repetir tão depressa" e adiantou que entre as estruturas a serem analisadas estão o Castelo, a Muralha e o Cineteatro da cidade alentejana.
Dois sismos com magnitude 2.6 e 2.9 na escala de Richter foram registados na noite deste domingo em Montemor-o-Novo. O autarca contou que "o segundo realmente foi mais forte" e que, nesta altura, "as pessoas já estavam bem despertas, porque sentiram bem o primeiro" abalo.
TSF\audio\2023\08\noticias\14\olimpio_galvao_2_estado_popupalcao
O IPMA dá conta de que estes sismos "não causaram danos pessoais ou materiais e foram sentidos com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Montemor-o-Novo".