
Foto: Photo by Christin Hume on Unsplash
Os custos de contexto são alvo, de quatro em quatro anos, a uma análise do INE
O inquérito aos empresários, esta quinta-feira, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela o peso dos custos de contexto.
Os custos de contexto são alvo, de quatro em quatro anos, a uma análise do INE. O último inquérito foi realizado em 2024 e agora saíram os resultados que mostram a perceção dos empresários, onde atribuem notas de 1 a 5.
O resultado obtido para o indicador global (que agrega nove domínios) "registou um valor de 3,14 em 2024", que compara com 3,09 em 2021, 3,05 em 2017 e 3,04 em 2014.

De acordo com o INE, "em 2024, entre os vários domínios avaliados, o sistema judicial manteve-se como o domínio com o indicador mais elevado (3,66), com 53,7% das empresas a considerarem a duração dos processos judiciais um obstáculo elevado ou muito elevado".
Já o domínio dos licenciamentos recebe 3,54 pontos, o que o torna no segundo custo de contexto mais pesado, na opinião dos empresários. Mas, para as empresas do setor da indústria, neste "domínio dos licenciamentos, a obtenção de licenças e certificações ambientais foi identificada como o principal obstáculo".
Por outro lado, "a carga fiscal continuou a ser o aspeto mais referido pelas empresas como entrave à sua atividade", com uma nota de 3,28.