
Hospital de Faro
Global Imagens
O administrador do Hospital de Faro assegurou que a base de dados já reparada em Espanha chega esta fim-de-semana ao Algarve e que tudo ficará normalizado na próxima semana.
Corpo do artigo
O sistema informático do Hospital de Faro está em baixo há uma semana, uma situação que tem provocado diversos atrasos e que só será normalizada na próxima semana.
Durante o tempo em que a base de dados do hospital foi reparada em Espanha, tudo teve de ser feito à mão com grande demora, o que tem resultado em grande confusão para médicos, enfermeiros e doentes.
Ouvido pela TSF, o administrador deste hospital confirmou que a recuperação da base está garantida e que durante o fim de fim-de-semana está será restaurada depois de chegar ao estabelecimento hospitalar.
«Toda a informação dos dias em que esteve em baixo terá de ser introduzida na base de dados à mão, mas estamos convictos de que todo o pessoal de informática vai trabalhar durante o fim-de-semana», explicou Pedro Nunes.
Apesar de ter sido instalado um sistema paralelo onde foram anotadas as consultas e os dados dos doentes que estavam a ser internados, tudo o resto foi feito à mão, o que resultou em que tivessem de ser feitas consultas a «grandes livros».
«Foi a grande diferença. Os doentes foram alimentados a tempo, as medicações chegaram a tempo e não houve nenhum problema, exceto uma enorme sobrecarga de trabalho para os profissionais, que mais uma vez demonstraram ser pessoas de altíssima capacidade», concluiu.