Sistemas de videovigilância de Olhão e Portimão reforçados e renovados por três anos
Para o presidente da câmara de Olhão, a aposta nos sistemas de videovigilância são "o futuro" para uma garantir "uma segurança efetiva".
Corpo do artigo
O Ministério da Administração Interna (MAI) autorizou esta sexta-feira o reforço e renovação dos sistemas de videovigilância de Olhão e Portimão, no Algarve. António Pina, presidente da câmara de Olhão, afirmou, à TSF, tratar-se de "um aumento significativo, de quase o triplo", e adiantou que, no futuro, espera ser possível alargar o sistema a mais concelhos.
"Por despacho da Secretária de Estado da Administração Interna, hoje publicado em Diário da República, é renovado por três anos o sistema de videovigilância do município de Olhão, que contava com 26 câmaras, e autorizada a instalação de mais 41, num total de 67 câmaras", pode ler-se num nota enviada às redações.
Em declarações à TSF, o autarca António Pina falou num dia de satisfação e recordou os casos de violência já registados por estas câmaras: "Acho que já todos percebemos que [o sistema de videovigilância] é o futuro para termos uma perceção de segurança e uma segurança efetiva, pelo menos uma boa capacidade de inibir um pequeno furto ou furto maior."
TSF\audio\2023\08\noticias\11\antonio_manuel_pina_1_dia_de_satisfacao
Em Portimão o sistema é renovado pelo mesmo período e o município passa agora a contar com 42 câmaras, em 29 locais.
António Pina adiantou que o objetivo agora é "seguir para outras freguesias, nomeadamente para a Fuseta, que é uma zona turística" e "fazer a ligação a todas as escolas do concelho, desde o ensino primário".
TSF\audio\2023\08\noticias\11\antonio_manuel_pina_2_terceira_fase_ate´2025
Trata-se de uma terceira fase do projeto que espera concretizar "ainda até 2025".
A nota do MAI dá também conta da autorização e renovação do sistema de videovigilância em Leiria "para as 61 câmaras já instaladas, por três anos".