"Situação intolerável." Câmara de Lisboa resgata animais usados para mendicidade
Os animais estavam na posse de dois homens e de uma mulher em situação de sem-abrigo.
Corpo do artigo
Uma operação da Câmara Municipal de Lisboa resgatou na quarta-feira oito animais usados para mendicidade. Ao todo foram recolhidos três cães adultos, três cachorros e coelhos anões, anunciou a autarquia em comunicado.
"Uma operação conjunta que envolveu a Provedoria dos Animais de Lisboa, a Casa dos Animais de Lisboa, a Polícia Municipal e o movimento SOS Coelhos, fiscalizou ontem situações de utilização de animais para mendicidade na Baixa da Capital. Dos oito animais detetados nestas circunstâncias, dois coelhos anões foram resgatados aos tutores", lê-se na nota.
Os animais estavam na posse de dois homens e de uma mulher. Depois de analisada a situação, os cães foram deixados com tutores e vão continuar a ser acompanhados pelos serviços da autarquia.
Já os dois coelhos anões foram resgatadas por estarem em perigo de vida. Subnutridos e com falta de higiene.
A Provedoria dos Animais de Lisboa afirma que recebe cada vez mais denúncias de pessoas que passam nas ruas da baixa e se queixam da exploração de animais para mendicidade. O provedor promete continuar atento e atuar sempre que se justifique.
"Trata-se de uma situação intolerável e a Câmara Municipal de Lisboa não deixará de tomar ou apoiar todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo", acrescenta o vereador com o pelouro da Proteção Animal, Ângelo Pereira, no mesmo comunicado.