SNS como "a galinha dos ovos de ouro"? Pizarro estranha "silêncio total do Governo" e revê-se nas críticas de Fernando Araújo
O antigo ministro da Saúde concorda quando Fernando Araújo afirma que o Governo tem uma "visão mercantilista" do SNS
Corpo do artigo
O ex-ministro da Saúde Manuel Pizarro revê-se nas críticas do antigo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde. Na passada sexta-feira, Fernando Araújo acusou o Governo de olhar para o SNS como se fosse "a galinha dos ovos de ouro". À TSF, Manuel Pizarro afirma que se revê na posição de Fernando Araújo.
"Que não se estrague o bom resultado da campanha de vacinação que fizemos ano passado. Estou, no fundo, a dar razão ao professor Fernando Araújo quando reclama que as questões da prevenção da doença e da promoção da saúde tenham prioridade em qualquer plano de saúde, geralmente num plano de emergência para melhorar o SNS", adianta, em declarações à TSF.
Questionado sobre se concorda que o Governo tem uma "visão mercantilista" do SNS, Manuel Pizarro responde: "Não há dúvida nenhuma que qualquer estratégia que não tenha em primeiro lugar a promoção da saúde é nisso que está a apostar e eu estranho o total silêncio do Governo, por exemplo, sobre as questões da luta contra o tabagismo ou a promoção da alimentação saudável."
Fernando Araújo acusou o Governo de estar a apostar no que apelida "mercado da doença". O antigo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde escreveu, na passada sexta-feira, um artigo de opinião no semanário Expresso, no qual criticou o plano de emergência e transformação da saúde do Governo e assumiu que está "impressionado" por perceber que, num programa que quer "transformar" a saúde, não existe nenhuma estratégia para apostar na prevenção da doença.
Das mais de 50 medidas apresentadas pelo Governo, o antigo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde só encontra uma positiva. Fernando Araújo vê com bons olhos a decisão de contratar uma centena de psicólogos para o SNS, mas afirmou que é "estranho" que a medida, que já tinha sido dada como concluída, seja agora apresentada como estando em curso.
No jornal Expresso, o gestor escolhido pelo Executivo de António Costa sublinhou que o governo PSD/CDS está a olhar para o SNS com alguma "arrogância", como se o Serviço Nacional de Saúde fosse "uma galinha dos ovos de ouro". Fernando Araújo deu o exemplo da decisão de transferir do Ministério da Saúde para o da Agricultura a competência sobre a rotulagem nutricional dos alimentos. O antigo diretor-executivo do SNS disse ainda que decisões como esta não seguem as recomendações internacionais e só mostram que o Governo está a dar mais importância à economia do que à saúde dos cidadãos.