O projeto-lei deverá avançar em breve
Corpo do artigo
O Serviço Nacional de Saúde vai partilhar dados dos utentes com o grupo CUF. A notícia é avançada pelo jornal Público, que cita os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O projeto-lei deverá avançar em breve.
Nos últimos meses, estava a ser testada a partilha de informações sobre os medicamentos. Agora, os médicos da CUF vão também poder aceder a todo o processo clínico do utente, incluindo resultados de exames e análises. A presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde garante ao Público que os dados só serão partilhados com autorização do utente, mas Sandra Cavaca admite que a privacidade é uma dificuldade que está a ser regulada em conjunto com a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
O projeto-piloto, que avança com o grupo CUF, é o primeiro passo para pôr em prática o registo de saúde eletrónico, que deverá estar pronto até junho do próximo ano. Para isso, os dados têm de ser centralizados e as tecnologias mais antigas têm de ser atualizadas. Com esse objetivo, estão a ser construídos dois novos data centers, um em Évora e outro no Hospital de Santa Maria, que vão somar-se ao que já existe no Porto. O investimento conta com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.
