
Global Imagens/João Girão
Apenas 23% dos portugueses acredita que está a ser feito o suficiente no país para prevenir ou preparar a resposta a desastres, o quarto valor mais baixo da União Europeia.
Corpo do artigo
O relatório "Eurobarómetro sobre proteção civil" foi hoje divulgado pela Comissão Europeia, por ocasião de um fórum sobre proteção civil europeia que decorre hoje em Bruxelas.
Os dados mostram que apenas 23% dos portugueses inquiridos consideram que "está a ser feito o suficiente" em Portugal em matéria de prevenção de desastres.
Trata-se de um valor aquém da média da União Europeia (39%) e apenas acima daqueles registados em Itália (10%), Bulgária (11%) e Grécia (21%), e a par de Roménia e Croácia (ambos 23%).
Apenas um terço dos portugueses inquiridos (31%) considera que Portugal dispõe de meios próprios suficientes para lidar com um grande desastre, e 93% dizem esperar a ajuda de outros Estados-membros no caso de algum grande desastre ocorrer em Portugal.
Neste caso um valor em linha com a média da UE, onde 90% dos inquiridos dizem contar com a solidariedade dos parceiros europeus num tal cenário.