O antigo Presidente da República, citado pelo semanário Expresso, diz que gostaria que o antigo reitor da Universidade de Lisboa fosse candidato e naturalmente que o apoia. A decisão de António Sampaio da Nóvoa será tomada nos próximos 15 dias.
Corpo do artigo
O Expresso avança, esta sexta-feira, que dentro de duas semanas António Sampaio da Nóvoa deverá apresentar a sua candidatura ao Palácio de Belém, uma candidatura que está a ser preparada por uma «equipa restrita» que tem trabalhado «intensamente, há cerca de um mês».
Citado pelo semanário, Mário Soares revela que já conversou com o antigo reitor da Universidade de Lisboa, considera que é um bom candidato e afirma que simpatiza bastante com Sampaio da Nóvoa,
«Gostaria que fosse candidato e, naturalmente, que o apoio. É um bom candidato», disse Soares, que fala em nome pessoal, acrescentando que vai apoiar Sampaio da Nóvoa.
De acordo com uma fonte da equipa do antigo reitor, existem «outras personalidades de diversas áreas políticas e sociais» que apoiam a candidatura e que também contam com o «apoio evidente e seguro» do Partido Socialista, embora sublinhe que o calendário eleitoral coloca as legislativas antes das presidenciais.
Uma questão também sublinhada ao Expresso por Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, que afirma que «há um tempo próprio para tudo e também para uma eventual declaração de apoio público a candidatos presidenciais: este momento ainda não chegou e não parece provável nos próximos meses».
Contactado pela TSF, o assessor de Sampaio da Nóvoa disse que não comenta nem a candidatura nem o apoio de Mário Soares.