Foi eleito em 2015 o patologista mais influente do mundo. Manuel Sobrinho Simões passa em revista 2015, já com o olhar posto em 2016.
Corpo do artigo
A votação foi promovida pela revista "The Pathologist", que pede precisamente a patologistas que elejam o profissional que mais se destacou e influenciou o mundo nesse ano. O português Manuel Sobrinho Simões foi o escolhido.
O cientista e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) diz que vive entre dois pequenos mundos: o da Saúde e o do Ensino Superior. Olhando para 2015, Sobrinho Simões diz que o pequeno mundo na Saúde conseguiu resistir. Já na Ciência e Ensino Superior, o ano foi praticamente perdido.
Para 2016, Sobrinho Simões defende que o caminho deve passar pela ligação entre Saúde e Ciência.
O presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto acredita que as sinergias entre ministério da saúde e da ciência permitem muitos ganhos com poucos custos.
Sobrinho Simões critica o que diz ser uma resposta "minifundiária e corporativa" das instituições governamentais, o que tem travado a criação de verdadeiras parcerias público públicas.
Para o cientista, o futuro deve passar por aqui. "É quase o Ovo de Colombo", defende Sobrinho Simões.