
Global Imagens
Estrutura local do Bloco de Esquerda decidiu esta terça-feira à noite avançar com o nome do independente Sérgio Aires para a corrida autárquica no Porto. Nome ainda terá de ser votado no sábado pelos militantes.
Corpo do artigo
É sociólogo, independente, assessor no Parlamento Europeu e com um currículo dedicado ao combate à pobreza: Sérgio Aires vai ser o candidato do Bloco de Esquerda na corrida à Câmara do Porto.
O nome foi aprovado pela Concelhia do Bloco esta terça-feira à noite, mas ainda vai ter de ser aprovado pelos aderentes do partido no próximo sábado.
Com 52 anos, Sérgio Aires é natural de Massarelos e é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Com um currículo dedicado ao combate à pobreza, destacam-se a passagem pelo gabinete de investigação em Portugal da Rede Europeia Anti-Pobreza, entidade na qual exerceu as funções de coordenador até 2006. Mais tarde, entre 2012 e 2018, assumiu a presidência desta rede europeia.
Paralelamente, desde 2006, tem trabalhado como consultor independente nas áreas do combate à pobreza e da economia social, tendo dirigido o Observatório de Luta contra a Pobreza em Lisboa entre 2006 e 2018.
Nas europeias de 2019, foi o número 3 da lista bloquista e falhou a eleição, mas assessora os deputados do Bloco no Parlamento Europeu.
Este é o segundo nome avançado pelo partido para a corrida autárquica deste ano, tendo sido o primeiro o da deputada Beatriz Gomes Dias que concorre à Câmara de Lisboa.