As perturbações do sono das crianças assustam, muitas vezes, os pais.
Corpo do artigo
Geralmente, fenómenos como o sonambulismo, os terrores noturnos e o bruxismo, por exemplo, não têm relação com patologias, mas, em determinadas situações, é importante afastar diagnósticos. A recomendação é do pediatra Sérgio Neves, coordenador da Unidade de Pediatria Clínica de Sto. António, que, nesta edição alargada do TSF Pais e Filhos, explica o que deve ser feito nestes casos.
Deve acordar-se a criança quando ela está ter uma crise de sonambulismo? "Basta não acordar bruscamente. A criança está a sonhar e não vai compreender o que está a acontecer". "Quando há situações mais complicadas, deve-se fechar as portas, ter cuidado com as janelas, não ter objetos cortantes à mão", aconselha Sérgio Neves. O médico sublinha que, apesar de existirem casos mais complicados, normalmente as crianças não deambulam fora do quarto.
TSF\audio\2018\11\noticias\04\04_novembro_2018_tsf_pais_e_filhos
Nesta edição do TSF Pais e Filhos conhecemos ainda o programa educativo "Brisa nas Escolas" e o projeto "Primeiro a Segurança", dirigido a alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujo objetivo é promover a segurança rodoviária junto dos mais novos.