Sondagem da Intercampus para a TSF, Público e TVI mostra de que forma os portugueses avaliam os protagonistas da "Operação Marquês".
Corpo do artigo
Quase 20% dos inquiridos atribui um "zero" à acção de José Sócrates, desde que está preso.
Outros 18% classificam a atuação de Sócrates com um 5 - numa escala de 10 e apenas cinco por cento dos inquiridos lhe dão nota máxima.
Se a apreciação média é claramente negativa em relação a José Sócrates, já o desempenho da justiça neste caso, merece a avaliação positiva dos inquiridos.
Mais de 16% dão nota 10 à Justiça, 17% avaliam com uma nota de meio da tabela- um 5 e 11% mostram-se críticos da acção da Justiça no caso Sócrates atribuindo-lhe um "zero".
Esta sondagem da Intercampus quis também saber a opinião dos inquiridos sobre algumas das personalidades ligadas ao mundo empresarial que têm sido motivo de conversa, no espaço mediático como Ricardo Salgado- do BES, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, da PT , Oliveira e Costa, do BPN e Armando Vara- ligado ao caso Face Oculta; praticamente metade dos inquiridos fazem uma avaliação muito negativa de todos estes protagonistas.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela INTERCAMPUS para a TVI,Público e TSF, com o objetivo de conhecer a opinião dos Portugueses sobre diversos temas da política nacional.
A amostra é constituída por 1014 entrevistas, a eleitores portugueses, residentes em Portugal Continental .
A informação foi recolhida através de entrevista direta e pessoal, com base em questionário estruturado e elaborado pela INTERCAMPUS.
Os trabalhos de campo decorreram entre 26 de junho e 4 de Julho de 2015, com a seguinte distribuição geográfica:
19,6% Norte Litoral, 12,6% Grande Porto, 14,3% Interior, 15,8% Centro Litoral, 27,6% Grande Lisboa, 5,3% Alentejo e 4,7% Algarve.
O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 1,5%.
A taxa de resposta obtida neste estudo é: 59,3%.