Estar em casa pode levar a más escolhas alimentares. Por isso, a DGS e o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável lançaram um manual que ensina a comer, planear e sair saudável desta quarentena.
Corpo do artigo
A Direção-Geral da Saúde lançou um manual para ajudar os pais a alimentarem de forma saudável as crianças nestes tempo de Covid-19.
O manual - intitulado "Vamos Pôr A Alimentação Saudável ON Em Casa" - foi elaborado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, para que as crianças possam fazer uma alimentação saudável e equilibrada enquanto estão em quarentena, uma vez que este é um momento em pode ser regista uma maior tendência para que as pessoas engordem.
11959900
À TSF, a diretora do programa, Maria João Gregório,,explica que esta iniciativa pode ser vista como uma oportunidade para o futuro e que a maior quantidade de tempo passada em casa pode ser uma oportunidade para que as famílias possam desenvolver "atividades que envolvam a preparação e o planeamento da alimentação".
Sopa e fruta levam-nos longe
Manter o "consumo adequado de fruta e hortícolas" é uma das recomendações mais importantes para este período de quarentena. Como?
"Podemos, por exemplo, oferecer às nossas crianças uma peça de fruta ao pequeno-almoço ou num dos lanches ao longo do dia. Nas refeições principais devemos oferecer sempre sopa de legumes para começar e sempre, também, uma peça de fruta", sublinha Maria João Gregório.
Se a alimentação equilibrada e saudável é uma boa base para prevenir problemas relacionados com a nutrição e forma física durante a quarentena, também o exercício físico não deve ser esquecido.
"Nesta fase é muito importante ter atenção e manter alguma atividade física", reduzindo comportamentos sedentários. "Passamos muito tempo sentados, agora que estamos em casa", explica.
O manual publicado pela DGS e pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável inclui, além de informações, desafios, atividades destacáveis e receitas e pode ser consultado aqui. A versão online inclui ainda links para outros materiais de aconselhamento alimentar produzidos pelos mesmos órgãos.