SOS Racismo apresenta queixa-crime no Ministério Público contra Fátima Bonifácio
A associação condena o artigo de opinião que a historiadora escreveu no jornal Público.
Corpo do artigo
A historiadora Maria de Fátima Bonifácio escreveu um artigo de opinião muito polémico no último fim de semana no Jornal Público onde diz por exemplo que "ciganos e africanos não descendem da Declaração Universal dos Direitos do Homem" e não pertencem a uma entidade civilizacional a que chama "cristandade".
As afirmações da historiadora são, para a SOS Racismo, "infundadas, insultuosas e ofensivas da honra e dignidade de milhões de pessoas e sustentadas em preconceitos abertamente racistas e xenófobos". A associação considera que as declarações de Maria de Fátima Bonifácio violam o artigo 240 do código penal que define o crime de discriminação racial.
Mamadou Ba, ativista desta organização e um dos nomes que assina o comunicado que se pode ler na página da SOS Racismo na internet, sublinha que o artigo da historiadora quer transmitir a ideia de que existe uma supremacia branca.
"Algo que já pensava estar afastado e que quer reabilitar teorias que estiveram na origem das maiores desgraçadas da humanidade como a escravatura e o holocausto".
No Comunicado pode ler-se que "não se pode esperar ou pedir aos africanos ou ciganos atingidos pelas suas palavras, que vejam diminuídos os seus direitos fundamentais, em especial, o direito à honra e à dignidade e integridade moral."
Mamadou Ba refere que nos últimos tempos têm aumentado as denúncias e queixa contra o racismo e espera resultados com " condenações efetivas".