"Stock limitado" e "promoções relâmpago": Deco apresenta queixa contra Shein a Bruxelas por práticas "enganosas"
As associações exigem a Bruxelas que a Shein cesse o uso de técnicas enganosas e que apresente provas que confirmem a autenticidade dos testemunhos de clientes e de mensagens como “stock limitado” ou “promoções relâmpago”
Corpo do artigo
A Deco, em conjunto com outras 24 organizações europeias de consumidores, apresentou esta quinta-feira uma queixa à Comissão Europeia contra a Shein por práticas comerciais enganosas.
Em declarações à TSF, Susana Correia, jurista da Deco, alerta para os riscos de consumo desmedido impulsionado por pop-ups e mensagens de promoções falsas e explica que em causa estão algumas práticas enganosas e "desleais" usadas pela marca.
A jurista da Deco fala em "padrões obscuros e estratégias de design que são utilizadas para manipular os consumidores a comprarem mais do que aquilo que pretendiam inicialmente e isto contribui, portanto, para compras por impulso, como para consumo em excesso".
O "setor têxtil é um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas" e Susana Correia esclarece que "o impacto vai além da carteira dos consumidores", visto que também "contribui para degradar as condições ambientais".
Além disso, põe em causa as "próprias condições laborais de quem produz estas peças", alerta a Deco, já que são identificados "recursos químicos muitas vezes tóxicos" presentes nestes artigos.
As associações exigem ainda a Bruxelas que a Shein cesse o uso de técnicas enganosas e que apresente provas que confirmem a autenticidade dos testemunhos de clientes e de mensagens como “stock limitado” ou “promoções relâmpago”. Se não houver alterações na plataforma, a marca poderá ser multada.
A Deco sublinhou ainda que o modelo de ultra fast leva à produção e consumos excessivos de roupa, agravando o recurso a químicos tóxicos, que leva à degradação ambiental e a condições laborais precárias.
A associação pediu uma “resposta firme e célere” das autoridades, bem como o alargamento da investigação a outras plataformas que recorrem a métodos semelhantes.
