Foi registado um pico de calor nas águas algarvias, no último domingo, mas não foram batidos recordes
Corpo do artigo
A Marinha Portuguesa deu esta quarta-feira conta de que o mar do Algarve atingiu os 25,1 graus, no último domingo. O valor foi registado perto da costa de Faro, por uma boia do sistema integrado de monitorização ambiental do Instituto Hidrográfico.
No comunicado da Autoridade Marítima refere-se um "aumento significativo" da temperatura da água, em relação à média dos últimos dias. Ainda assim, o Comandante Santos Melo explica à TSF que, apesar de haver uma tendência generalizada de subida das temperaturas no Algarve, não foram batidos recordes.
"É sempre importante registar estas anomalias, que trazem consequências a nível meteorológico, mas não estamos a falar de registos históricos. É apenas uma chamada de atenção", garante.
Estas boias, diz o Comandante, monitorizam a temperatura da água há dez anos, desde 2013, sendo que o valor mais alto ocorreu a 28 de julho de 2016, também em Faro, quando o mar atingiu os 26,6 graus centígrados.
