
Polvo assado
© Facebook/Toscana-Casa-de-Pasto
Com um passado tradicional como velha tasquinha de bairro, em Alcântara, uma casa lisboeta subiu de escalão, mas conservou fidelidade à grelha e o peixe sempre fresco.
Corpo do artigo
A memória é hoje a única ligação às velhas tascas lisboetas. Os novos tempos ditaram outros hábitos e com eles a necessária remodelação. A evolução acabou, no entanto, por transformar alguns desses espaços em restaurantes convencionais, mais confortáveis e com outro tipo de propostas.
Um desses exemplos mora na rua do Sacramento a Alcântara, onde, por iniciativa dos quartos condes de Vimioso e o apoio de Frei João de Portugal foi construído, entre 1612 e 1616, o mosteiro do Santíssimo Sacramento.
Esta valiosa obra da arquitetura portuguesa da época, com uma igreja de planta centralizada e um claustro de dois pisos, é também conhecido por convento dos Vimiosos.
Vizinha do imponente conjunto, no n.º 72 daquela rua lisboeta, uma tasquinha de bairro, um tipo de estabelecimento em vias de extinção, acabou por ceder à modernidade, subiu um patamar, os preços acompanharam essa evolução, mas manteve o nome: Toscana Casa de Pasto.
TSF\audio\2018\05\noticias\23\tsfmesa23
A grelha é o ex-libris de um espaço limitado, onde saltam à vista, nas paredes, camisolas de futebolistas e uma coleção de cachecóis das mais variadas cores clubísticas.
O expositor, onde repousam peixes e peças de carne, figura como ementa a três dimensões, cuja versão escrita está manuscrita na ardósia colocada em plano superior.
O peixe grelhado é, por maioria de razões, o prato forte da casa onde se ouve uma linguagem bem-humorada, com os pratos designados por alcunhas, algo que mais parece código. Uma herança dos tempos do anterior proprietário e que torna única esta casa, onde se come bom peixe fresco, bem tratado na grelha.
Chocos, espadarte, cantarilho, besugo, peixe-espada - branco ou preto -, robalo, salmonete, linguado - propostas que variam consoante o que a pesca dá.
Dois pitéus são particularmente apreciados: cabeça de garoupa e ovas de pescada, ambos com batata cozida e legumes, um acompanhamento válido para a maioria dos pratos
O bife de atum é alternativa, todavia, o bacalhau assado na brasa com batata figura como especialidade da casa.
Nas hostes cárnicas, propostas habituais: entrecosto, entremeada, picanha, mista de porco e a trilogia secretos, plumas e lagartos, a par do bife da vazia.
Nas sobremesas, manda a tradição: arroz doce, leite-creme e farófias.
Garrafeira adequada. Serviço despachado. Toscana Casa de Pasto, em Lisboa.
Onde fica:
Localização: R. do Sacramento A Alcântara 70-98, 1350-107 Lisboa
Telef.: 21 396 86 33