
Créditos Reservados
Suécia, é a estreia do dramaturgo Pedro Mexia, com encenação de Nuno Cardoso, no teatro Nacional São João, no Porto.
Corpo do artigo
Suécia é a estreia de Pedro Mexia como dramaturgo. Nuno Cardoso, o diretor artistico do teatro nacional S.João encena esta peça, com a delicadeza da primeira vez.
Suécia, porque Pedro Mexia tem um fascínio pela ideia de país, que joga entre Strindberg ou os ABBA, que mudou a social democracia pela extrema direita, que é uma espécie de paraíso perfeito, da sociedade, onde tudo parece orquestrado para correr bem. Tanto Pedro Mexia como Nuno Cardoso, nunca foram à Suécia.
Mas aqui em Suécia, parece ser apenas o lugar, o tempo, porque tudo está centrado em apenas um dia, o do casamento de Monika, cujo pai, Agermen é um intelectual sexagenário, retirado do mundo, amargo, desiludido, é a história desta família. Ela Casa, vai para a viagem de núpcias e o pai, pesca!
Suécia, pode não ser a Suécia, mas está lá tudo, o que está na cabeça do dramaturgo e do encenador e dos atores.
Na Suécia, escrevem os autores: dizem que não é preciso distanciamento social, porque isso é ser sueco.
De Pedro Mexia, Encenação Nuno Cardoso, Apoio À Dramaturgia Madalena Alfaia, Assistência De Encenação Mafalda Lencastre, Cenografia F. Ribeiro, Música Pedro "PEIXE" Cardoso, Desenho De Luz Cárin Geada, Figurinos Nélson Vieira, Movimento Roldy Harrys
Interpretação
António Fonseca, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Frias
Produção Teatro Nacional São João
Suécia, de Pedro Mexia, com encenação de Nuno Cardoso, estreia quinta feira, 8 de junho no Teatro Nacional São João, no Porto, às 19h00, e fica até 25 de junho