Três chefes de renome e com ligação ao Alentejo vão elaborar, nos dias 23 e 24 de março, na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, pratos e petiscos para harmonizar com vinho de talha.
Corpo do artigo
Um programa diversificado, que inclui almoços e jantares vínicos, showcookings na vinha e na adega e masterclasses de vinho de talha, entre outras iniciativas, dá corpo ao sugestivo Talha à Mesa, evento promovido pela Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA).
Os chefes José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes vão elaborar pratos que harmonizem na perfeição com vinhos de talha, para além de cozinharem numa vinha centenária, sábado e domingo de manhã, e de protagonizarem um showcooking em plena adega na tarde de sábado.
Um programa recheado de atividades no sentido de tornar o evento «didático e incuta no consumidor a vontade de explorar as potencialidades gastronómicas do vinho de talha», sublinha Luís Gradíssimo, da organização do evento.
Entre as várias propostas contidas no programa, destaque para o O Copo das 5, um momento dedicado ao petisco e ao vinho de talha, que incluí uma seleção de petiscos tradicionais, e para o bar, um local ideal de provas para conhecer diferentes castas e perfis.
Para José Miguel Almeida, presidente da ACVCA, «está na hora de elevar o papel do vinho de talha na gastronomia portuguesa e posicioná-lo num segmento premium, como um vinho por excelência para a harmonização com comida».
Para mais, foi aprovada a inscrição da produção de vinho de talha, uma prática milenar que remonta ao período da ocupação romana, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).
A edição inicial do Talha à Mesa realiza-se no primeiro fim-de-semana de Primavera, mas a intenção é repetir todos os anos , uma vez que «para os chefes convidados, o vinho de talha é cada vez mais uma presença em menus de restaurantes e em experiências gastronómicas para encontrar pratos que harmonizem com os aromas e sabores de um bom vinho de talha, justifica José Miguel Almeida.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e no site da ACVCA.
