Entre os vários espaços de restauração da Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, há uma tasquinha assente em estrutura familiar, que está na moda. Razões para que tal suceda são a qualidade dos produtos e o bom tratamento culinário.
Corpo do artigo
O TSF À Mesa inicia esta segunda-feira um ciclo especial: durante esta semana, período em que o Sai Prá Rua vai animar Viana do Castelo, as propostas gastronómicas têm como ponto de referência a castiça cidade da foz do Lima, tão rica em tradições, inclusive no domínio culinário.
Epicentro da animação, palco de concertos, jogos e outras diversões proporcionadas pelo Sai Prá Rua, a zona ribeirinha da urbe vianense tem como sala de visitas a Praça da Liberdade. Obra do programa Polis, desenhada pelo arquiteto Fernando Távora, foi enriquecida com o edifício da biblioteca, construção em betão branco assinada por Álvaro Siza Vieira e inaugurada há uma década.
Vizinhas do alongado edifício, outras modernas construções são ocupadas por espaços de restauração.
A Tasquinha da Praça é um desses pontos com estratégica localização para contemplar o rio e até a roda gigante - 32 metros de altura - que, mais ao fundo, transmite incessante movimento ao Jardim da Marina.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\tsfmesa18
A esplanada é uma das mais-valias do restaurante, com 30 lugares no interior. Espaço acolhedor, amplamente envidraçado; balcão corrido sobre o qual se perfila apreciável número de cervejas estrangeiras e uma garrafeira com referências de muito nível.
Nos topos do espaço, avultam iconográficas referências vianenses - monumentais e etnográficas - com o espaço que já foi branco, preenchido com dedicatórias. As mesas com toalhas com os típicos motivos regionais, estão cobertas com tampo de vidro.
A designação tasquinha, muito na moda, foi escolhida por uma família, dispersa por outras atividades, para se unir em torno deste projeto na área da restauração: a mãe, deixou outras cozinhas para dirigir os fogões; o pai comanda o balcão e os filhos, com outro colaborador, asseguram o serviço.
Com muita simpatia e rapidez colocam, sobre a mesa, um cestinho com pão de três espécies, paté de atum - muito saboroso -; azeitonas e um pratinho com fritos - croquetes, rissóis, bolinhos de bacalhau --, mas também há chouriço de carne e bolinhas de alheira.
Nos pratos de peixe, o bacalhau surge em diversas versões - ou não estivéssemos no Minho - e é proposto com broa; à Zé do Pipo; na brasa e À Tasquinha.
Outras propostas deste capítulo: espetada de lulas com gambas; arroz de tamboril com grelos; terra e mar e polvo na brasa.
Famoso, o bacalhau com broa justificou em absoluto a escolha. Posta alta e de dimensão apreciável, bem demolhada, coberta por uma camada de broa e embebida em azeite e com cebola, acompanhada com batata a murro e grelos, Qualidade e sabor com nota alta.
Nas opções cárnicas, há uma trilogia de bifes; um excelente prego na caçarola com ovo a cavalo; bifinhos de frango com molho de cogumelos e dois pratos da cozinha italiana.
Sobremesas apelativas. Garrafeira muito razoável.
O champarrião, bebida tradicional minhota, à base vinho verde, cerveja, açúcar, seven up e canela, servido em jarros de faiança regional, também pode ser uma escolha.
Com tantos motivos para bons momentos à mesa da TASQUINHA DA PRAÇA, vale a pena Sair Prá Rua em Viana do Castelo.
Onde fica:
Localização: Largo João Costa 66, 4900-509, Viana do Castelo
Telef.: 258 8283 361 ; 963 013 942
GPS:
Latitude: 41º 41º 28,3"" N
Longitude: 8º 49" 41,7"" W