O Teatro Ambulante Chopalovitch, é o espetáculo do Teatro dos Aloés, nos Recreios da Amadora, o que fazem os homens e mulheres de teatro durante a guerra? Talvez rir, muito, em comédia, diante da tragédia.
Corpo do artigo
Esta peça, O Teatro Ambulante Chopalovitch, é uma peça escrita pelo sérvio Lioubomir Simovitch, precisamente sobre uma companhia teatral que chega a uma pequena vila, em 1941, na Sérvia ocupada pelos nazis, na segunda guerra mundial. Jorge Silva, que encena esta peça, fala nessa chegada e todos perguntam, mas teatro, neste tempo de guerra e terror?
À pergunta, porquê? Transformasse na resposta: e porque não?! Pode o teatro ser uma maneira de liberdade em tempo de guerra, e esta companhia quer mostrar os Salteadores de Schiller, mas são tantas as peripécias que vai ser difícil, ou mesmo impossível mostrar a peça de teatro.
A comédia começa quando os soldados alemães tentam impedir a representação da peça, com tudo o que isso implica e todas as razões apresentadas. Jorge Silva garante que é uma comédia para a gargalhada.
Teatro em tempo de guerra e a força das palavras mas fortes que o aço da espada, ou tão fortes como a espada de madeira.
Texto Lioubomir Simovitch
Encenação Jorge Silva
Tradução Rui Duarte
Interpretação André Nunes, João Saboga, Mariana Lobo Vaz, Miguel Mateus, Marques D´Arede, Nuno Nunes, Patrícia André, Rita Godinho, Sara Azevedo, Silvia Filipe, Sofia de Portugal e Victor Santos
Estagiárias Daniela Santos, Madalena Graça, Maria João Felino e Susy Ferreira
Cenografia Rui Francisco
Figurinos Maria Luiz
Desenho de Luz Tasso Adamopoulos
Música Afonso de Portugal e Rui Rebelo
Vídeo José Ricardo Lopes
Fotografia Luana Santos
Design Gráfico João Rodrigues
Consultoria de Comunicação/Assessoria de Imprensa Sofia Peralta
Direção de Produção Daniela Sampaio
Produção Executiva e Divulgação Marco Trindade
Confeção de Guarda-Roupa Teresa Louro
Construção Cenográfica JSVC Decor
Operação Técnica Gi Carvalho
Produção Teatro dos Aloés 2023
O Teatro Ambulante Chopalovitch, espetaculo do Teatro dos Aloés, Nos Recreios da Amadora, esta noite e ainda de 1 a 3 de dezembro, de segunda a sábado às 21h00, domingo às 16h00.