Telefone primeiro. Através da Linha SNS 24, urgências do São João vão "colocar cada doente no local certo"
Um dos objetivos da adesão ao projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" por parte da maior ULS do norte do país é "racionalizar a procura e tornar mais eficientes os cuidados prestados"
Corpo do artigo
A partir desta terça-feira, o Hospital de São João, no Porto, vai integrar o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas". É mais uma iniciativa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que permite orientar o doente para o local onde pode receber os cuidados mais adequados. Já está em funcionamento em 19 unidades locais de saúde, segundo informação do Portal do SNS.
À TSF, a diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS São João, Lígia Silva, explica como funciona esta triagem realizada através da linha SNS 24. Ao telefonar, o utente pode ser reencaminhado para um centro de saúde ou para as urgências, ou também ser indicado para o Centro de Atendimento Clínico, na Prelada.
"Para um doente, um sintoma é sempre de carácter urgente. Ligando para o SNS 24, estando profissionais do outro lado que lhes podem transmitir segurança de que ou podem ser atendidos nos cuidados de saúde primários, ou até ficar em autocuidados em casa, ou que efetivamente necessitem de ir às urgências, permite racionalizar a procura e tornar mais eficientes os cuidados prestados, colocando o doente no local certo para o seu atendimento."
Por estas razões, a médica sublinha a importância desta iniciativa para o bom funcionamento das urgências da maior Unidade Local de Saúde do norte do país: "Isto permite chegar a mais população, melhorar a literacia em saúde, garantindo a tranquilidade e a segurança para o doente perante os sintomas que tem."
