"Tem um currículo que fala por si." Ministra da Saúde justifica escolha do novo diretor executivo do SNS

Gerardo Santos / Global Imagens
O Ministério da Saúde anunciou que escolheu o médico António Gandra d'Almeida para substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS
Corpo do artigo
A ministra da Saúde destacou esta quarta-feira o currículo de António Gandra d'Almeida, que vai substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS, considerando que este tem uma visão que vai potenciar a capacidade do serviço público de saúde.
"António Gandra d'Almeida tem um currículo que fala por si. É um médico militar, um homem muito habituado à organização e à operação no terreno, trabalhou também na emergência médica", disse Ana Paula Martins esta quarta-feira de manhã aos jornalistas após uma visita ao Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins.
A ministra destacou igualmente que António Gandra d'Almeida esteve em missões internacionais em condições muito adversas.
"Tem naturalmente a capacidade de agregar à sua volta também não só uma equipa que será apresentada brevemente de várias origens, mas também tem uma visão para o SNS que cumpre aquilo que o estatuto do SNS define para a direção executiva, que é no fundo garantir uma articulação, potenciar a capacidade do SNS e das suas unidades de saúde trabalharem em rede. É uma das maiores virtudes deste currículo", salientou.
O Ministério da Saúde anunciou esta quarta-feira que escolheu o médico António Gandra d'Almeida para substituir Fernando Araújo como diretor executivo do SNS e adiantou que o tenente-coronel tem uma vasta experiência em emergência médica.
Fernando Araújo está esta quarta-feira a ser ouvido no parlamento para explicar as razões de se ter demitido em abril.
O diretor demissionário da Direção Executiva do SNS afirmou hoje que o relatório de atividades pedido pela tutela foi realizado em metade do tempo, para permitir a execução das medidas consideradas necessárias.
