"Temos o trabalho feito a horas." Escolas vão poder fechar uma semana em agosto
O fecho das escolas acontece pela "primeira vez", correspondendo à "aspiração dos diretores", afirma o ministro da Educação.
Corpo do artigo
As escolas vão poder fechar uma semana em agosto, anunciou esta quarta-feira o ministro da Educação, João Costa, rejeitando "qualquer atraso" de preparação para o próximo ano letivo.
"Isto é algo que não podia ser possível se a preparação do ano letivo estivesse atrasada. Só é possível exatamente porque temos o trabalho feito a horas e, assim, pela primeira vez vamos conseguir corresponder a esta aspiração dos diretores", disse o responsável pela pasta da Educação, que falava aos jornalistas à margem da reunião com os administradores das escolas, em Coimbra.
TSF\audio\2023\07\noticias\19\joao_costa_1_nao_ha_atrasos
Também "muito em breve" será divulgada a lista definitiva dos professores vinculados e de mobilidade por doença, acrescentou.
João Costa sublinhou os trabalhos feitos pelo Ministério da Educação, que resultam de ter "ouvido a contestação dos professores".
Na reunião desta quarta-feira, adiantou que será apresentado o "primeiro conjunto de 20 medidas para a redução de burocracia nas escolas" e "o plano de recuperação de aprendizagens para 2024".
TSF\audio\2023\07\noticias\19\joao_cosra_2_aprendizagens
Questionado sobre a falta de professores no arranque do ano letivo 2023/24, o ministro disse que "não é preciso alarmismo" e reforçou que está tudo a ser planeado dentro dos "calendários normais": "Não vão faltar 50% dos professores, até porque mais de 90% são dos quadros (...) é uma preocupação absurda."