"Temos recebido muitos pedidos de ajuda." Bolsa de advogados para apoiar vítimas de incêndios deverá arrancar na próxima semana
Assim que o protocolo for assinado, as equipas vão para o terreno para ouvir a população afetada pelos incêndios e ajudar nas candidaturas aos apoios. Ouvido pela TSF, João Massano disse que as pessoas estão "desesperadas"
Corpo do artigo
O bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano, anunciou esta quinta-feira que o protocolo com o Ministério da Justiça e com a Associação Nacional de Municípios, para criar uma bola de advogados para ajudar vítimas dos incêndios, deverá ser assinado no início da próxima semana.
"Estamos a fechar o texto do protocolo e creio que durante a próxima semana conseguimos iniciar a bolsa e pô-la no terreno a funcionar", disse, em declarações à TSF.
Apesar de o projeto ainda não ter avançado, João Massano adiantou que tem recebido "muitos pedidos de ajuda", sem referir, no entanto, um número.
É uma situação que nos preocupa muito, porque, no fundo, trata-se da reconstrução de vidas. Depois de tudo o que aconteceu, não é fácil e as pessoas estão desesperadas. Ouvem falar em apoios e, naturalmente, querem recebê-los o mais rapidamente possível para tentarem continuar as suas vidas. Isso é também o que nós pretendemos fazer, é ajudar as pessoas a continuar as suas vidas.
O objetivo da bolsa de advogados voluntários é dar aconselhamento e apoio jurídico gratuito aos cidadãos e também às empresas com grandes prejuízos por causa dos incêndios que atingiram o país nas últimas semanas. J
João Massano explicou que, quando for assinado o protocolo, os advogados voluntários vão estar nas juntas de freguesia, nas câmaras municipais ou nas delegações da Ordem dos Advogados "para, numa primeira fase, falar com as pessoas e explicar os procedimentos para se candidatarem aos apoios que o governo anunciou".