Temperaturas a chegar aos 40 graus e noites tropicais: IPMA "avalia" possibilidade de alterar aviso amarelo para laranja
Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA Patrícia Marques faz um retrato de como vai estar o clima até quarta-feira
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a avaliar a possibilidade de estender os avisos meteorológicos ao nível laranja. Por agora, entre segunda e quarta-feira, todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo por causa do calor. As temperaturas podem mesmo ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do país.
A meteorologista do IPMA Patrícia Marques admite à TSF que "está a ser avaliada" a hipótese de elevar os avisos, com as regiões do Alentejo e de Vale do Tejo a serem as mais afetadas pelas altas temperaturas.
Garante ainda que, além do calor que se vai fazer sentir durante o dia na generalidade do território, também haverá "aquilo conhecido como noites tropicais, em que a temperatura mínima não desce abaixo dos 20 graus".
Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.
É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.