De Norte a Sul, ninguém vai escapar à subida das temperaturas. À TSF, o IPMA explica que em causa está uma intensificação do Anticiclone dos Açores sobre a Península Ibérica.
Corpo do artigo
Depois da depressão Juan, antecipam-se agora dias com sol de inverno e com temperaturas que podem lembrar a primavera. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que os termómetros vão subir entre esta terça e quarta-feira, atingindo valores acima dos 20 ºC em algumas regiões do país.
A meteorologista do IPMA Patrícia Marques explica, em declarações à TSF, que em causa está uma intensificação do anticiclone dos Açores sobre a Península Ibérica, que “vai dar lugar a períodos de ceú pouco nublado ou limpo”.
“A ausência de vento e os dias de ceú limpo vão tazer um aquecimento diurno. O vento de leste do interior da Peninsula Ibérica será sempre mais quente e seco do que o vento que vem da faixa costeira, que traz humidade e precipitações”, diz.
Se esta segunda-feira as temperaturas máximas oscilam entre 12 ºC (Bragança) e 19 ºC (Faro), a partir desta terça-feira vão andar entre os 15 ºC e 23 ºC. No caso das mínimas, prevê-se igualmente uma ligeira subida com temperaturas entre os seis e 12 ºC.
“Serão valores acima do normal para a época do ano”, considera Patrícia Marques, acrescentando que a subida acontece “só amanhã e quarta-feira" mantendo-se “sem grandes alterações até ao fim de semana”.
O Alentejo é a região do país que mais vai sentir os efeitos da deslocação do anticiclone dos Açores, mas a meteorologista do IPMA sublinha que também “alguns distritos do litoral”, como o Porto e Coimbra, vão ter temperaturas próximas dos 20 º C.
Até agora, o mês de janeiro tinha sido de chuva, vento e frio. Desde o início de 2024, o país foi afetado pelas depressões Hipólito, Irene e Juan.