Temperaturas de 30 graus, mas sol é de pouca dura: há poeiras de África, chuva, trovoada e granizo a caminho
Em declarações à TSF, a meteorologista Ângela Lourenço refere que a chuva regressa a partir desta quarta-feira. Já as poeiras de África chegam esta terça-feira e ficam até sexta-feira
Corpo do artigo
A semana começou com sol a brilhar, mas será de pouca dura. As temperaturas ainda vão subir até aos 30 graus, o que pode convidar a uma ida à praia. Porém, já a partir desta quarta-feira, a previsão é de aguaceiros acompanhados de trovoada e queda de granizo. Além disso, também há poeiras do Norte de África a caminho: chegam nas próximas horas a Portugal continental e deverão ficar por cá até à próxima sexta-feira.
"A semana começa com alguma nebulosidade e temperaturas muito parecidas com aquelas que nós temos no verão. Portanto, as temperaturas podem atingir os 29 ºC ou 30 ºC, em alguns locais, principalmente da zona do Norte e Centro, mais perto do litoral. Esta situação de temperaturas mais elevadas deverá manter-se até dia 10 e a partir de quarta-feira já poderão ocorrer aguaceiros acompanhados de trovoada e queda de granizo. Também neste início de semana, e a prolongar-se ainda para sexta-feira, temos poeiras do Norte de África. Vão ser visíveis, principalmente, no aspeto do céu, que fica com um tom mais acinzentado, não tão azul. No entanto, vem acompanhado também de nuvens e, portanto, nem sempre será possível distinguir. As concentrações mais elevadas de poeiras em Portugal continental será nos dias 10 e 11", explica à TSF a meteorologista Ângela Lourenço.
O IPMA afirma que o calor que se faz agora sentir é normal para esta época do ano. "O período de primavera é caracterizado por esta transição entre as estações do ano que são mais extremas e é muito comum termos alguns dias ou semanas, por vezes, que têm características muito semelhantes ao inverno ou ao outono. Depois, temos situações meteorológicas típicas que podem ser semelhantes ao verão. É comum acontecer em épocas de transição, nomeadamente a primavera e o outono", sublinha.
A depressão Olivier, que deverá chegar a Espanha nos próximos dias, não vai afetar o território de Portugal continental. "Olivier é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico espanhol) a uma depressão que às 14UTC de dia 9 de abril se prevê centrada a nordeste das ilhas Canárias, aproximadamente em 31°N e 22°W, com uma pressão atmosférica no centro de 1004hPa, e em deslocamento para leste/sueste", lê-se no comunicado do IPMA, que frisa que esta depressão "não terá efeitos diretos no estado do tempo em Portugal continental".
"No entanto, nos dias 10 e 11, estão previstos aguaceiros e trovoadas ocasionais, com maior probabilidade de ocorrência no dia 11, associados a uma região depressionária complexa e com expressão em altitude, na qual um dos núcleos (o mais distante de Portugal continental) é a depressão Olivier", acrescenta.
