Temperaturas podem fazer lembrar verão, mas "mar é de inverno". Autoridade Marítima aconselha comportamentos de segurança

Arquivo Global Imagens
Autoridades alertam para zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano.
Corpo do artigo
Os termómetros vão registar temperaturas de verão em plena primavera, podendo atingir os 30 ºC em alguns pontos do país. O tempo pode convidar a mergulhos na praia durante o fim de semana, mas a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança, até porque "o mar é de inverno".
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional nota esta sexta-feira que "a maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano" e, por isso, "a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada".
A Autoridade Marítima Nacional pede ainda atenção para zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados: "É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima."
No mesmo comunicado, é recomendado uma vigilância permanente das crianças e que sejam evitados comportamentos de risco, como aproximação da água ou fazer caminhadas na areia molhada.
O IPMA prevê para esta sexta-feira temperaturas máximas entre os 22 ºC (Guarda) e os 31 ºC (Leiria). No fim de semana, os termómetros vão manter-se com valores elevados, descendo apenas a partir da próxima segunda-feira.