Temperaturas sobem até aos 39 graus, mas há uma depressão a caminho: chuva e trovoada regressam a Portugal continental
O IPMA refere que o tempo instável, com chuva, trovoada e queda de granizo, vai fazer sentir-se a partir desta terça-feira
Corpo do artigo
O tempo vai voltar a ficar instável nos próximos dias. É esta a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) depois de uma semana de muito calor. As temperaturas ainda sobem esta segunda-feira até aos 39 graus, mas a chuva pode voltar a partir desta terça-feira.
"Já há possibilidade de ocorrência de aguaceiros no interior, em especial do norte e centro, durante a tarde, que podem ser acompanhados por trovoada. Temos uma depressão a Oeste de Portugal continental e vai afetar o estado do tempo a partir do dia de segunda-feira com esta possível instabilidade no dia de hoje [segunda-feira] e que é mais provável durante o dia de amanhã [terça-feira], em que há previsão de aguaceiros, em particular nas regiões norte e centro, a partir da tarde. Podem ser acompanhados de trovoada, pontualmente pode haver queda de granizo e também podem ser fortes, embora seja um cenário ainda com alguma incerteza", explica à TSF o meteorologista Bruno Café.
O IPMA prevê para esta segunda-feira em Portugal continental temperaturas máximas de 39 graus em Santarém e Braga, 37 em Leiria e Coimbra, 36 em Vila Real e Castelo Branco, 35 no Porto e em Bragança, 34 em Lisboa e Évora e 32 em Braga, Guarda, Beja e Setúbal.
Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio. De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até quarta-feira.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo desde as 23h57 de domingo e até às 21h00 de terça-feira e Bragança, Guarda e Vila Real a partir das 12h00 desta segunda-feira e até às 21h00 de terça-feira.
O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade no interior com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada e subida de temperatura, exceto da máxima na região Sul, onde se prevê uma descida.
Na sequência de previsão meteorológica, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.
A DGS desaconselha a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pediu especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol.
