Temperaturas sobem, mas mar é "de inverno". Autoridade Marítima alerta para "perigos não sinalizados" e deixa recomendações
Prevê-se uma grande afluência às praias portuguesas nos próximos dias e a Autoridade Marítima alerta para alguns perigos
Corpo do artigo
As temperaturas voltam a subir nos próximos dias e a procura por espaços frescos torna-se crucial. A Autoridade Marítima Nacional prevê, por isso, uma grande afluência às praias portuguesas, mas alerta para os perigos do mar nesta altura do ano face à ausência de vigilância nas praias.
Em declarações à TSF, o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Ricardo Sá Granja, fala num risco elevado de agitação marítima: “Apesar de estarmos na primavera e estar bom tempo, o mar ainda é de inverno.”
A par disso, aponta outros possíveis “perigos que não se encontram sinalizados” e faz algumas recomendações para que sejam evitados comportamentos de risco, como “não se aproximarem da água” e “não virarem as costas ao mar”, dado que a maioria das praias portuguesas, nesta altura do ano, ainda não são vigiadas.
Em resposta a esta ausência de segurança e profissionais de salvamento nas praias, Ricardo Sá Granja recorda que a resposta das autoridades poderá ser mais demorada. No entanto, adianta que haverá um reforço das autoridades marítimas ainda antes da abertura oficial da época balnear, com perto de 14 viaturas até ao dia 27 de abril nas praias portuguesas.
O porta-voz da Autoridade Marítima Nacional acrescenta ainda que o projeto "Sea Watch" volta a operar durante esta época balnear e terá como principal objetivo o aumento da segurança nas praias não vigiadas.
