Temperaturas vão baixar: fenómeno de gota fria traz chuva forte a Portugal continental
Apesar de ser um fenómeno relacionado com o que afetou Espanha nas últimas semanas, o meteorologista Pedro Sousa adianta à TSF que, em Portugal, não são esperados níveis tão altos de precipitação
Corpo do artigo
O fenómeno de "gota fria" vai atingir Portugal continental a partir desta terça-feira, fazendo as previsões apontarem para uma descida da temperatura, bem como o regresso da chuva forte já a partir de quarta-feira.
O IPMA alerta para a possibilidade de trovoada e vento forte nas terras altas, sendo que, na Serra da Estrela, pode mesmo nevar. Este agravamento das condições meteorológicas deve-se a um fenómeno chamado "gota fria".
Pedro Sousa, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, adianta na TSF que é um "fenómeno comum".
"Trata-se de uma depressão que se isola em altitude, uma bolsa de ar frio nos níveis mais altos, que por isso motivo cria bastante instabilidade. Não é um fenómeno estranho à climatologia e a situação nos próximos dias, pelo menos na sua fase inicial, é uma situação típica de gota fria", aponta.
Apesar de ser um fenómeno relacionado com o que afetou Espanha nas últimas semanas, Pedro Sousa assegura que em Portugal não são esperados níveis tão altos de precipitação.
"As caraterísticas da nossa região, por comparação com essa vertente mediterrânica, não permitem esse tipo de valores de precipitação. É praticamente impossível ou muito difícil de ter registos dessa magnitude", esclarece.
O meteorologista sublinha, contudo, que "não é de descartar que possa ocorrer precipitação forte".
"Aliás, está previsto que ocorra alguma precipitação forte em Portugal continental, mais no final da semana, mas valores daquela magnitude não são expectáveis", destaca.
Para já ainda não foram decretados quaisquer avisos meteorológicos, mas Pedro Sousa pede à população que se mantenha atenta às previsões meteorológicas.