
Créditos: Leonel de Castro (arquivo)
O distrito de Leiria é o mais afetado com 83 mil clientes sem energia, seguido de Santarém com 19 mil clientes, Castelo Branco com oito mil e Coimbra com mil
Cerca de 116 mil clientes da E-Redes continuavam esta terça-feira às 12h00 sem fornecimento de eletricidade em Portugal continental, na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin na rede elétrica, informou a empresa.
SIGA AO MINUTO TUDO APÓS A PASSAGEM DA DEPRESSÃO KRISTIN POR PORTUGAL
Segundo informação enviada à agência Lusa, sete dias depois da tempestade, 116 mil clientes continuavam pelas 12h00 sem fornecimento de energia, sendo que nas zonas mais críticas as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 111 mil clientes.
O distrito de Leiria é o mais afetado com 83 mil clientes sem energia, seguido de Santarém com 19 mil clientes, Castelo Branco com oito mil e Coimbra com mil.
No anterior balanço, correspondente às 08h00 desta terça-feira, 118 mil clientes da E-Redes, sobretudo em Leiria, estavam sem energia elétrica.
Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
