Tempo "severo" com chuva, vento e agitação marítima agrava-se esta noite em Portugal
São esperadas rajadas de até 100 km/h nas terras altas, com maior incidência nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou, ao início da noite desta segunda-feira, para um "quadro meteorológico severo" em todo o território continental, com maior incidência a partir das 23h00 e até à manhã desta terça-feira.
Em conferência de imprensa a partir da sede da ANEPC, o comandante nacional André Fernandes deu conta de que, entre as 00h00 e as 19h00 de hoje foram registadas 666 ocorrências - sobretudo em Viseu, Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro -, na sua maioria quedas de árvores e inundações em meio urbano.
Para esta noite espera-se "algum agravamento" da meteorologia, mantendo-se as condições severas esperadas, que incluem rajadas de até 100 km/h nas terras altas, sobretudo nos distritos do Litoral, em especial Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.
TSF\audio\2022\12\noticias\12\andre_fernandes_2_severidade
É também esperada agitação marítima, com uma rotação da ondulação que vai deixar expostas as áreas litorais normalmente abrigadas da agitação vinda do Norte. Por isto, a Proteção Civil pede à população que não se aproxime da costa.
A chuva será "pontualmente forte" em grande parte do país, tornando-se intensa nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Évora, Guarda, Portalegre e Setúbal.
As informações recolhidas pela Proteção Civil "sustentam os avisos emitidos", dando "segurança" para a divulgação dos mesmos e as autoridades pedem que se "diminuam ao máximo as deslocações, mantendo só as necessárias no período noturno" e adotando comportamentos e condução defensivos a partir da manhã.
Esta tarde, a Proteção Civil emitiu SMS de aviso à população, mas ainda não contabilizou o número de recetores das mensagens.
Já o grupo de mensagens enviadas ontem "chegou a 4 milhões e 200 mil portugueses".
O perigo dos rios
A Agência Portuguesa do Ambiente alerta para o perigo de inundações nas bacias hidrográficas dos rios:
Minho - em Caminha, Monção e Valença;
Lima - em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
Cávado - em Braga;
Ave - em Santo Tirso;
Douro - nível da água das afluências a aumentar e pressão na Foz;
TSF\audio\2022\12\noticias\12\andre_fernandes_1_bacias
Vouga - em especial no rio Águeda e em São Pedro do Sul;
Mondego - aumento significativo do caudal;
Lis - com grande capacidade de ser afetado, tendo sido emitido um aviso laranja para o perigo de inundações;
Tejo - em especial no rio Nabão, em Tomar, no Sorraia, nas Ribeira de Seda e Soure, e na Área Metropolitana de Lisboa, no rio Trancão, em Loures e Odivelas;
Sizandro - em Torres Vedras;
Grande - na Lourinhã;
Alcoa - Alcobaça;
Alcabrichel - no Vimeiro;
Arnóia - em Caldas da Rainha;
Alenquer - em Alenquer;
Sado - na ribeira do Livramento;
Guadiana - no rio Degebe;