"Tentativa de assalto ao Estado por parte do PSD." Direção executiva do SNS exonera administração da ULS do Algarve
Tiago Botelho Martins da Silva é o nome apontado para assumir a nova presidência
Corpo do artigo
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) exonerou os membros do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve e nomeou esta quarta-feira Tiago Botelho Martins da Silva para assumir a nova presidência. Porquê? Por "prepotência partidária" e "insaciável vontade de empregar militantes do PSD", justificou o PS Algarve.
Num comunicado enviado às redações, os socialistas notam que "o PSD afastou o conselho de administração da ULS Algarve, exonerado por e-mail sem que tenha sido apontado qualquer motivo ou fundamento que suporte tal decisão".
A federação do PS Algarve refere ainda "que as administrações nomeadas pelo Governo Passos Coelho para o Centro Hospitalar do Algarve e para Administração de Saúde do Algarve completaram os seus mandatos, independentemente dos mesmos se terem prolongado pelo período da governação do Partido Socialista de António Costa".
A federação lamenta esta tentativa de assalto ao Estado por parte do PSD e espera que o Governo tenha a necessária humildade democrática para respeitar o Estado, a Lei da República e as instituições públicas.
Já a ULS Algarve refere, também em comunicado, que o novo presidente é licenciado em Economia, com especialização em Ciências Económicas e Empresariais, tendo sido vogal do Conselho Diretivo da já extinta Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve durante seis anos.
Tiago Botelho foi ainda "adjunto do secretário de Estado da Saúde no XIV Governo Constitucional, tendo nesse âmbito integrado a equipa conjunta com o Ministério das Finanças que preparou o projeto de empresarialização dos hospitais do SNS", lê-se na nota.
"O novo presidente do Conselho de Administração assegura à comunidade algarvia e aos profissionais da ULS Algarve um compromisso de continuidade na aposta em assuntos fundamentais, como a construção do novo Hospital Central do Algarve, o Centro Oncológico de Referência do Sul e o reforço da cobertura de médicos de família à população", acrescenta a entidade gestora.
Numa reunião conjunta de transição de pastas realizada esta quarta-feira, o novo administrador comprometeu-se com a anterior equipa a manter o contacto nas próximas semanas para que a transição decorra "sem sobressaltos".
