
Snapshots by Bianca
Direitos Reservados
A religião, o apoio humanitário e a justiça são pontos de partida para um conjunto de exposições que estão patentes em Fafe, por estes dias, no âmbito do Terra Justa, um encontro internacional de causas e valores da Humanidade. A repórter Liliana Costa visitou algumas delas e conta-nos o que há para ver até ao próximo sábado.
A exposição Snapshots by Bianca conta a história de uma entre milhares de prostitutas menores.
Bianca tem 16 anos e uma história de vida que inspirou a artista Marian Van Der Zwann. Na sala de exposição, palavras como abuso, exclusão e sexo acendem-se a vermelho, em luzes de néon, enquanto ouvimos na primeira pessoa o retrato de uma rotina pela sobrevivência.
Há uns anos Marian começou a focar a sua intervenção social nas formas mais graves de injustiça e marginalização entre os jovens.
A holandesa Marian Van Der Zwam, a viver em Portugal há vários anos, já testemunhou violações dos direitos humanos em diferentes países : Portugal, Suíça, Angola, Brasil. Foi, no entanto, no Gana que registou a história que mais a marcou.
Em Fafe, no âmbito do Terra Justa, Marian retrata o direito da mulheres e a problemática da prostituição na adolescência numa exposição com inauguração marcada para amanhã, às 9 da noite, no Teatro Cinema.
Já de portas abertas está a exposição «Religião e Humanismo: Observar para a Liberdade». São 7 salas onde se propõe - explica Joaquim Franco, do Observatório para a Liberdade Religiosa -uma mundivisão sobre a religião e sobre o fenómeno religioso.
Numa das salas podemos ver como é que a religião é retratada nas redes sociais.
Esse é um ponto de partida mas a exposição mostra outros ângulos da religião, por exemplo, enquanto expressão de arte, com a coleção de pintura de Carlos Dugos sobre a vida e obra do padre António Vieira.
Para Joaquim Franco, presidente do Observatório para a Liberdade Religiosa, a realidade portuguesa no que toca à conivência inter-religiosa é quase paradisíaca. Vive-se uma sã convivência entre representantes de estruturas religiosas. Faltará levar essa são convivência entre lideranças para as bases.
A liberdade religiosa em exposição no Arquivo Municipal de Fafe, uma das várias mostras temáticas montadas em diferentes espaços da cidade onde, por estes dias, de debate causas e valores da Humanidade.