O espaço passou por outros ciclos, mas hoje afirma-se, em Almeirim como local de boa mesa ribatejana, onde não falta a tradicional sopa de pedra e as carnes bravas. Motivos para uma boa Tertúlia.
Corpo do artigo
No coração de importante região agrícola, Almeirim é cidade muito conhecida, em termos gastronómicos, pela sopa da pedra, especialidade associada a uma história com contornos de lenda.
Mas, na História real, o passado de Almeirim fez-se de nobres e monarcas que procuravam a vila de então para uns períodos de repouso no Paço Real. A frequência com que a realeza demandava tais paragens ditou, no século XVI, epíteto de Sintra de Inverno à localidade onde as cortes de 1580 abriram caminho ao domínio filipino,
No domínio gastronómico, a concentração de espaços de restauração nas imediações da praça de touros ganhou dimensão nos últimos anos e animou o local, mesmo junto ao redondel, onde está situado o restaurante Tertúlia da Quinta.
TSF\audio\2018\10\noticias\12\tsfmesa12
Ali esteve aberta uma garrafeira - Quinta de Sant"Ana - conhecida por lá decorrerem animadas tertúlias ribatejanas. O restaurante ganhou esse nome e manteve a essência regional, Na cozinha e na decoração, em que não faltam motivos e apetrechos ligados à tauromaquia e à vida agrícola de outros tempos.
Nas paredes do corredor que conduz à sala principal, há fotos a preto e branco recordando lugares e figuras da região.
À entrada, está exposta a receita da sopa da pedra, sem segredos, nem truques. O frade, bem-disposto, que figura no cartão de visita do restaurante não tem dúvidas e recomenda a especialidade da casa.
O ambiente é descontraído e a decoração rústica.
À boa maneira ribatejana, não faltam petiscos de fazer crescer água na boca: tripas de porco grelhadas; camarão frito em vinho do Porto; queijos -- na frigideira com orégãos e pimentinhas ou recheado com passas e amêndoas -- cogumelos à Guilho ou em carne de touro; o tradicional torricado; ovas; orelha de porco de coentrada; petingas de escabeche e a muito recomendável mista de enchidos da sopa da pedra.
Um extenso leque de propostas, para saborear com caralhotas, o típico pão de Almeirim.
Nos pratos principais, destacam-se carne de touro assada no forno; molhinhos (ou seja, as tripas) de carneiro guisados com grão; carne do alguidar da matança; lagartinhos de porco preto igualmente com migas; grelhada mista com arroz de feijoca; picanha na pedra com frutos.
Vasto - sete variedades - é o capítulo de bifes.
Ao fim de semana, há borrego assado no forno.
A escolha recaiu no entrecosto grelhado com migas, de feijão, couve e broa, que se apresentou a contento, sem deslumbrar.
Os pratos de peixe figuram em menor número na lista: bacalhau assado; choco grelhado com migas; robalo grelhado com ervas aromáticas; espetada de lulas com gambas, mas a escolha pode incidir nas cataplanas: terra e mar (com carne de porco preto) e aromas do mar (com bacalhau).
Boa doçaria. Carta de vinhos de bom nível, exposta sobre um cavalete.
Serviço prestável neste restaurante com alma ribatejana. Tertúlia da Quinta, em Almeirim.
Onde fica:
Localização: Largo da Praça de Touros 37 A, 2080-030 Almeirim
Telef.: 243 593 008